Dicas: Como fazer um storyboard ? O que é preciso saber ?

A principio não existe necessidade de saber desenhar para fazer um storyboard, o fundamental é representar o roteiro em sua essência, utilizando figuras simples. Alguns diretores desenham seus storyboards o resultado é eficaz e serve como um guia para filmagem.

Agora em produções que exigem um maior detalhamento e técnica é preciso de um ilustrador, quadrinista ou mais conhecido como artista de storyboard.

Ser um artista de storyboard requer inicialmente o conhecimento da criação de histórias em quadrinhos, isso implica saber:

  • Perspectiva e construção de cenários
  • Figura humana em todas as idades
  • Objetos básicos
  • Animais e formas da natureza

Fora isso é necessário conhecimento dos termos técnicos do cinema, como pan, close, zoom e etc. 

O artista de storyboard precisa ser um desenhista versátil, ou seja saber desenhar de tudo um pouco pois o diretor e sua equipe precisam do storyboard pronto o quanto antes. Assim não sobra nenhum tempo para o artista de storyboard pesquisar como desenhar um objeto específico do roteiro.

Materiais utilizados

Aqui não existe segredo, os materiais utilizados para fazer um storyboard são os mais básicos, como o papel sulfite A4 ou de outro tamanho, lápis hb, borracha maleável (limpa tipo) e caneta nanquim para finalização. Estes materiais são utilizados por quadrinistas pela sua facilidade e versatilidade.

Para um storyboard colorido é possível utilizar marcadores, lápis de cor e aquarela. Existe outra opção o storyboard monocromático em que são utilizados tons de cinza ou sépia para dar volume e profundidade.

Estes são os materiais mais simples agora é possível utilizar outras opções como lápis aquarelável, lápis pastel seco, carvão, barra de grafite ou seja qualquer material que sua criatividade permitir.

Livros


Storyboards: Motion In Art - Book
Storyboards: Motion In Art
Um dos livros mais completos sobre storyboard, inclui toda a informação necessária para quem deseja entrar neste meio. Disponível somente em inglês.


The ART of the storyboard - A filmmaker's introduction
The ART of the storyboard - A filmmaker's introduction

Livro muito interessante que apresenta releitura de cenas clássicas através do storyboard. Disponível somente em inglês.

Software de criação de storyboard:



Toon Boom Storyboard é um programa próprio para criação de storyboards, suas ferramentas permitem automatizar várias tarefas, criar animações e transições entre os quadros. Recomendado uso de tablet.

5 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, parabéns :D

    ResponderExcluir
  2. Olá, preciso escrever uma historia infantil utilizando métodos storyboards, tem alguma dica? algum programa para fazer os desenhos, algum modelo...não sei por onde começar....se tiver alguma dica agradeço!

    ResponderExcluir